
Projeto
O NOSSO CAMONGE
Acredita-se que a figura que originou Camonge, herói nordestino, tenha vindo de terras Portuguesas até o Nordeste na memória dos viajantes e foi através da oralidade sendo repassada de geração para geração e assim adquirindo a fisionomia do povo local.
Camonge, assim como João Grilo, Cancão de Fogo e Pedro Malazarte são pessoas comuns e pertencem a classe oprimida da sociedade, mas conseguem com esperteza e astúcia londibriar os poderosos/opressores e sair das mais adversar situações. Talvez só brincando de faz de contas seja possível ganhar dos “grandes”.
Devido à forma de repasse ser a oralidade, é fácil encontrar variadas versões de uma mesma estória, assim como algumas características também são comuns a todos esses heróis criados pelo o povo; esperteza, coragem, malandragem... e partilham de um desejo comum que é sobressair do sistema opressor vigente.
Numa mistura de erudito com popular As presepadas de camonge, conta a história desse herói em uma de suas artimanhas para enganar o Rei e livrar-se da forca, para isso não precisa de mais que sua esperteza, coragem e astúcia.
A peça tem como cenário o sertão nordestino, os personagens são o Rei, a Rainha, o Bobo, Camonge e sua mulher.
O proposito não é contar ou representar a versão “original” dessa narrativa, mas sim despertar no público as versões que lhes foram contadas, do jeito que foram contadas pelos seus pais, avós, tios... e fazer com que cada um traga da memória para a oralidade a sua versão dessa história. Direção: Shicó do MamulengoElenco: Zé Elias, Itamara Almeida, Mayk Dantas, Carolina Gomes, Ray Nascimento e Thiago Bernando.
HOJE
